Facas

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Facas essenciais para sua cozinha.

DSC04632

O Oba traz hoje uma “conversa afiada”.

Facas são um dos utensílios mais importantes dentro de uma cozinha. Uma boa faca será seu principal aliado de toda hora.

Hoje existem no mercado incontáveis modelos de facas. Você não irá precisar de muitas. Na realidade, 4 modelos servem para tudo ou quase tudo: faca do Chef, faca de corte, faca de desossar e faca de ofício (da esquerda para a direita, na foto acima).

DSC04636

Faca do Chef: Lâmina de 20 a 35 cm de comprimento. Para uso geral. Com certeza a mais usada. (foto acima)

Faca de Corte: Lãmina de 15 a 20 cm de comprimento.

Faca de desossar: Lâmina de 20 cm de comprimento. Usamos para separar a carne do osso.

Faca de ofício (ou de legumes): Lâmina de 5 a 10 cm de comprimento. Usada para pequenos cortes e para frutos e vegetais.

Boas facas são imprescindíveis em uma cozinha. Não é necessário você comprar uma faca caríssima. Pesquise e encontre uma que você se sinta bem. Existem facas brasileiras muito boas.

Toda pessoa que cozinha deve ter suas próprias facas. Aprender a usá-las, manuseá-las da melhor maneira possível. Facas são objetos de uso pessoal, nunca se empresta.

É preciso saber cuidar de suas facas. Mantê-las afiadas sempre, com o auxílio de uma pedra de amolar. Para manter o fio no dia a dia, o uso de uma chaira é fundamental. A faca que vai te oferecer menos perigo é a afiada.

Com o tempo, vamos conhecendo outros modelos. Alguns acabam entrando para nossa relação de favoritos, como foi o caso do Cutelo para mim.

DSC04637

Muito usado na culinária chinesa, o Cutelo é uma faca de lâmina larga, ideal para cortar aves e carnes em cubos e pedacinhos. Perfeita para amassar alho. Para mim, passou a ser essencial. Aliás, mais um elemento da cozinha chinesa que entrou em minha cozinha  e não saiu mais. O outro foi a Wok.

Para manter suas facas sempre em perfeito estado, é preciso armazená-las adequadamente. A melhor maneira de fazer isto é deixá-las em uma barra imantada. Trata-se de uma barra de metal imantado, que é pendurado na parede e onde as facas são fixdas por magnetismo, deixando as lâminas sem contato com lugar nenhum.

DSC04639

Quando for adquirir suas facas, não seja demasiadamente econômico. Sabendo usar e com os cuidados necessários, suas facas te acompanharão por um longo tempo.

O  problema é você ficar viciado em facas (coisa normal) e sair comprando tudo que é modelo diferente que vê. Tudo bem, se for por uma boa causa. Suas receitas merecem o melhor.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...