Facas

Língua ao Vinagrete
6 de janeiro de 2010
Pães para Crianças
8 de janeiro de 2010
Mostrar todos

Facas essenciais para sua cozinha.

DSC04632

O Oba traz hoje uma “conversa afiada”.

Facas são um dos utensílios mais importantes dentro de uma cozinha. Uma boa faca será seu principal aliado de toda hora.

Hoje existem no mercado incontáveis modelos de facas. Você não irá precisar de muitas. Na realidade, 4 modelos servem para tudo ou quase tudo: faca do Chef, faca de corte, faca de desossar e faca de ofício (da esquerda para a direita, na foto acima).

DSC04636

Faca do Chef: Lâmina de 20 a 35 cm de comprimento. Para uso geral. Com certeza a mais usada. (foto acima)

Faca de Corte: Lãmina de 15 a 20 cm de comprimento.

Faca de desossar: Lâmina de 20 cm de comprimento. Usamos para separar a carne do osso.

Faca de ofício (ou de legumes): Lâmina de 5 a 10 cm de comprimento. Usada para pequenos cortes e para frutos e vegetais.

Boas facas são imprescindíveis em uma cozinha. Não é necessário você comprar uma faca caríssima. Pesquise e encontre uma que você se sinta bem. Existem facas brasileiras muito boas.

Toda pessoa que cozinha deve ter suas próprias facas. Aprender a usá-las, manuseá-las da melhor maneira possível. Facas são objetos de uso pessoal, nunca se empresta.

É preciso saber cuidar de suas facas. Mantê-las afiadas sempre, com o auxílio de uma pedra de amolar. Para manter o fio no dia a dia, o uso de uma chaira é fundamental. A faca que vai te oferecer menos perigo é a afiada.

Com o tempo, vamos conhecendo outros modelos. Alguns acabam entrando para nossa relação de favoritos, como foi o caso do Cutelo para mim.

DSC04637

Muito usado na culinária chinesa, o Cutelo é uma faca de lâmina larga, ideal para cortar aves e carnes em cubos e pedacinhos. Perfeita para amassar alho. Para mim, passou a ser essencial. Aliás, mais um elemento da cozinha chinesa que entrou em minha cozinha  e não saiu mais. O outro foi a Wok.

Para manter suas facas sempre em perfeito estado, é preciso armazená-las adequadamente. A melhor maneira de fazer isto é deixá-las em uma barra imantada. Trata-se de uma barra de metal imantado, que é pendurado na parede e onde as facas são fixdas por magnetismo, deixando as lâminas sem contato com lugar nenhum.

DSC04639

Quando for adquirir suas facas, não seja demasiadamente econômico. Sabendo usar e com os cuidados necessários, suas facas te acompanharão por um longo tempo.

O  problema é você ficar viciado em facas (coisa normal) e sair comprando tudo que é modelo diferente que vê. Tudo bem, se for por uma boa causa. Suas receitas merecem o melhor.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

18 Comentários

  1. suely disse:

    Gostaria de saber se existem facas de silicone, eu vi no programa Mais Você da Rede GLobo, uma faca amarela que parece ser de silicone ou outro material parecido.
    Obrigada,

    • Orlando Baumel disse:

      Suely,
      Facas de silicone não existem. O que existe são espátulas de silicone, que chamam de facas, para pizza.
      Facas boas são feitas de aço inoxidável.
      Obrigado pela participação.

  2. Gustavo disse:

    Suely, existem facas de cerâmica, algumas brancas e outras pretas. No Brasil, a Kyocera fabrica algumas, mas o preço é bem alto, apesar de possuírem um corte excelente. Alguém sabe de alguma loja virtual que venda o cutelo chinês a um preço acessível ? Por enquanto só vi para vender no bairro da Liberdade, em São Paulo.

  3. Felipe disse:

    Suely, nas lojas Spicy tem um modelo amarelo, lindo, tem faca do chefe e a mais fina e longa. por volta de uns R$ 48,00. Em se tratando de um produto comercializado pela Spicy acredito que seja uma faca muito boa.
    Vale a pena conferir.

  4. Bernadete disse:

    Adorei o seu site, sou estudante do curso de gastronomia em Salvador-Ba e estou adorando, amei essas facas, gostaria de saber aonde posso comprar e qual o preço.

    grata pela atenção

  5. jebong facas disse:

    Oi, gostei muito dessas facas e acho que pra completar só falta uma faca de serra para pães. Sobre a faca de silicone, é na verdade uma faca plastica que serve para cortar verduras.Valeu.

  6. poliana disse:

    Oi, tb vi estas facas e elas cortam verduras, carne, enfim tudo! elas não são de silicone, sei q tb tenho procurado por estas facas, na época parece q a apresentadora disse q eram de fibra de carbono ou coisa do gênero.

  7. poliana disse:

    Foi só falar q estava procurando por estas facas e encontrei! Elas são de aço-carbono, cortam todo tipo de alimento….achei no site da globomarcas.

  8. […] This post was mentioned on Twitter by Alexandre S. Haus, Orlando Baumel. Orlando Baumel said: @alexandrehaus Olá Alexandre! Vai aí > http://www.obagastronomia.com.br/facas/ espero que seja útil.. […]

  9. Viviani Fritze disse:

    Olá! Gostaria de receber dicas de utensílios para cozinha.
    Estou iniciando no curso de Gastronomia e quero ter o meu arsenal!!!
    Abraços

  10. Raul disse:

    Muito bom o post sobre as facas mais utilizadas na cozinha.
    As facas do programa Mais Você são de aço inoxidavel pintadas e tem alguns modelos vendidas do site da spicy.

  11. […] site sobre facas, desde os acessórios ideais para Cortar como os Chefs, já fizemos um post só sobre facas, e um post bacana sobre temperos e facas. O chef Orlando já mostrou as facas dele, quando mostrou […]

  12. Lucas Oliveira disse:

    Olá, Sou aluno de gastronomia e precisava saber se eu preciso ter algum porte pra minhas facas..
    OBRIGADO

    • A questão do porte de facas como “arma branca” ainda gera grande discussões e há muita divergência, mas como não há uma licença oficial para transportar facas, não há como saber qual será a interpretação do policial no momento da abordagem, porém há um entendimento que se o porte da mesma para trabalho e estudo, caracteriza a faca como instrumento de trabalho… mas até explicar isso…

  13. Liderzio Jr disse:

    Bom dia Orlando, o senhor saberia informar onde consigo comprar um excelente cutelo chines artesenal?

    • Olá, Liderzio
      Gosto dos cutelos japoneses, apesar da Tramontina também produzir um muito bom. Em lojas de produtos orientais você encontrará alguns bem bons e com um preço bacana.
      Obrigado pela participação e um abraço!

  14. fernando horita disse:

    muito bom, estava procurando onde comprar o cutelo e o wok com cabo chines so acho para importar? obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *