Feijoada Branca (Falso Cassoulet)

Design Italiano – sempre inusitado
3 de novembro de 2014
Pudim de Claras – Regina Franco
5 de novembro de 2014

Nunca fui a favor de  “adaptar” receitas tradicionais. Penso até que posso estar faltando ao respeito, principalmente se for uma receita brasileira, onde por mais difícil que possa ser encontrar determinado ingrediente, sempre arrumamos um jeitinho. Quando a receita é de outro país, até passa a adaptação, ainda mais se o resultado é satisfatório. É o caso do prato do OBA Gastronomia de hoje.

Cassoulet é um prato típico e popular de Languedoc, sudoeste da França. Trata-se de um ensopado de feijão branco guarnecido de carne de vaca, ganso ou pato, pequenas linguiças, tomates e temperos. É recoberto com uma camada de migalhas de pão ou farinha de rosca para que, depois de assado em forno fraco, forme uma crosta dourada. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro).

Sem a "crosta" - Delicioso igual

Sem a “crosta” – Delicioso igual

No Brasil, o ganso foi substituído por galinha (aqui usei pato e peito de frango) e utilizamos linguiças mais comuns por aqui, como o paio e a calabresa. Usa-se também costelinha e lombo defumado, daí a designação de feijoada branca. Normalmente é servido sem a crosta que recobre o original e preparado apenas na boca do fogão, sem a necessidade de forno.

Cassoulet 1

Deixo com vocês as duas opções. Este prato é uma delícia. Serve de sugestão para você variar a tradicional feijoada de sábado.

Feijoada Branca (Falso Cassoulet)

por 4 de novembro de 2014

  • Tempo de Preparo : 60 minutes
  • Tempo de Forno : 3h 00 min
  • Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

AVES

Tempere o pato e o peito de frango com sal. Aqueça o azeite em uma frigideira funda e doure a carne. Coloque o tomate e deixe cozinhar até estar macio, acrescentando água caso necessário. Desligue o fogo e reserve.

FEIJÃO

Deixe o feijão branco demolhando de um dia para o outro. Aqueça uma panela funda e coloque o azeite. Junte a cebola e a cenoura e cozinhe por 5 minutos, mexendo eventualmente. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto. Junte as carnes (devidamente dessalgadas), as linguiças e deixe fritar  por 5 minutos. Cubra com água, coloque o feijão e deixe tudo cozinhar.

Depois de tudo no ponto, corrija o sal e junte as aves com seu molho. Deixe apurar.

FINALIZAÇÃO 

Coloque a salsinha picada e misture bem. Se quiser, sirva assim, ou:

Passe para um refratário e cubra com as fatias de bacon e a farinha de rosca. Leve ao forno preaquecido por 30/40 minutos, até a crosta estar dourada.

Sirva acompanhado de arroz.

Cassoulet 2

 

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

  1. alfredo de Carvalho disse:

    Como fazer para levar a receita para perto do fogão se não é permitido imprimir?
    levo o tablet, o telefone, o note?

    Vou procurar outra receita.

    • Alfredo,

      Nosso site tem a opção de impressão direta em impressora como a criação de pdf (opção localizada no fim da receita clicando na impressora ao lado da palavra print), além da opção de enviar para o email (opção localizada no topo da receita, com um ícone de um envelope, ao lado das outras opções de compartilhar) de sua preferência, escolhendo sempre o que for mais prático para você.
      Se desejar também posso enviar para seu email ou enviar essa receita para seu endereço.
      Tentamos entrar em contato através do email informado em nosso formulário mas infelizmente ele está retornando.

  2. […] comer rezando, como falam. Esta que preparei foi servida em um almoço onde o prato principal foi Cassoulet. O contraste entrada/prato principal ficou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *