Fondue Savoyarde Tradicional

Home / Destaque Home / Fondue Savoyarde Tradicional

Com a chegada do inverno nada é mais gostoso que reunir amigos e familiares para comer uma boa e legítima fondue. Pensando nisso, a campanha “Abra seu Paladar”, que promove os queijos da Europa no Brasil, apresenta a receita da tradicional Fondue Savoyarde e outras variações, para fazer bonito e aproveitar os melhores queijos e iguarias no preparo da receita.

A Fondue Savoyardeé um prato tipicamente francês e elaborado com os queijos Comté, Emmental e Beaufort, originário da Savoie, a região mais montanhosa do país, nos Alpes. Mesmo os Alpes sendo uma fronteira natural entre França e Suíça, sabe-se que os queijeiros vizinhos trocavam entre eles técnicas e receitas há centenas de anos… o que divide opiniões sobre a nacionalidade do prato.

A campanha Abra seu Paladar, é uma iniciativa do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira) em parceria com a União Europeia, que visa promover e divulgar queijos europeus no Brasil e incentivar o consumidor a adquirir novos hábitos de consumo.

Confira a receitapara preparar a Fondue Savoyarde e diversos tipos de Fondue.

Fondue Savoyarde Tradicional

Ingredientes:

– 300 g de Comté

– 300 g de Emmental

– 300 g de Beaufort (que pode ser substituído pelo queijo Gruyère, disponível no Brasil)

– 50 cl de vinho branco seco

– 1 dente de alho

– 3 cl de Kirsch

– 1 pitada de bicarbonato

– 1 colher de café de amido de milho

– Pimenta do reino a gosto

– Um pão baguete cortado em pedaços pequenos (o ideal é usar pão do dia anterior)

 

Modo de preparo:

– Esfregue um dente de alho cortado ao meio numa panela para fondue (o ideal é usar um tipo de panela de barro resistente ao calor).

– Adicione o amido de milho dissolvido no vinho branco e deixe ferver.

– Adicione os queijos em cubos ou ralados e deixe derreter, mexendo sempre em fogo médio (use uma colher de pau e mexa formando um 8).

– Quando a mistura estiver homogênea e lisa adicione o bicarbonato peneirado para não empelotar.

– Por último acrescente o Kirsch e misture bem.  Tempere com a pimenta do reino a gosto.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 4 a 5 porções

 

*Para acompanhar a sua fondue, a sugestão é escolher um vinho leve, frutado e refrescante.

Dica:

– Para não perder a consistência da sua fondue mantenha-a no réchaud para conservar o calor. Certos tipos de queijos de massa prensada incluindo o Comté, o Emmental e o Gruyère endurecem rapidamente, então não se esqueça de mantê-la bem aquecida.

Outras variações da Fondue Savoyarde:

FondueNeufchâtel

–  500 g de Gruyère

–  500 g de Emmental

 

Fondue Jurassienne

–  1 kg de Comté

 

Fondue à laTruffe

Base de queijos à sua escolha

1 colher de sopa de trufa picada bem fina

Para experimentar essas deliciosas opções de fondue use os demais ingredientes da fondue Savoyarde como base e siga o modo de preparo.

 

Sobre os queijos

Beaufort (DOP)*: Este famoso queijo de massa prensada cozida, produzido com leite de vaca, é proveniente de Savoie, na região de Rhône-Alpes. Facilmente reconhecido por sua base côncava, é um queijo que tem a Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1996. Os queijos Beaufort são classificados em duas versões: Beaufort d’Alpage, produzidos no verão, entre junho e outubro, e o Chalet d’Alpage, também feitos durante o verão, mas em altitude mínima de 1.500 metros e com leite de uma única manada. Trata-se um queijo de casca fina e lisa de coloração marrom manchada de branco. A massa é muito lisa, densa e homogênea. Sem buracos, a massa possui tons amarelados que variam de acordo com a época de produção. Muito apreciado por seu perfume frutado e sua cremosidade, é um queijo com sabor distinto e suave. Pode, por vezes, exalar aromas surpreendentes de abacaxi.

 

Comté (D.O.P)*: Queijo de massa prensada cozida, elaborado com leite de vaca cru das raças Montbéliarde e Simmental, que se alimentam exclusivamente com forragem vinda da zona de denominação. O Comté é produzido na região francesa do Massifdu Jura em grandes altitudes. Desde o século XI, os fazendeiros desta região se associaram para coletar diariamente o leite cru para fabricar os queijos Comté “à lafruitière”, um sistema de cooperativa tradicional. O queijo possui uma casca fina, seca e lisa de coloração marrom. A massa varia de amarelo-creme, durante o inverno, ao amarelo mais vivo, durante o período de pasto, com aspecto liso e denso com pouco ou nenhum buraco.O sabor é suave e equilibrado. A textura é firme e cremosa. Exala aromas muito diferentes e agradáveis, ao mesmo tempo frutados, amanteigados e amadeirados, aflorados de acordo com o tempo de maturação. 

*D.O.P – Denominação de Origem Protegida

 

Emmental: Queijo de origem suíça, de massa prensada e cozida produzido com leite de vaca. Pode ser fabricado em toda a França. É o mais imponente dos queijos: um Emmental pode facilmente ultrapassar 100 quilos. Outra particularidade deste queijo é a presença na massa de vários buracos, chamados de “olhos”, originados pela fermentação feita em caves muito quentes (20 a 25 °C), durante a qual forma-se gás na massa que incha fazendo com que os lados dos queijos fiquem arredondados. É um queijo que possui uma superfície seca e lisa na coloração amarela-palha. Com alto grau de acidez,possui pouco sal e suave. Possui textura firme, elástica e cremosa. O aroma é levemente picante e frutado.

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Leave a Comment