- - https://obagastronomia.com.br -

Melão de São Caetano

Momordica – Melão de São Caetano!

dsc026531

Mais uma ida ao Mercado Municipal de Curitiba, mais uma fruta exótica! Este “pepino com espinhos”, o Melão de São Caetano!

Para buscar informações e repassar aqui no Oba, recorri à Wikipedia, a enciclopédia livre da WEB.

Momordica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómica

Momordica

Momordica charantia
Classificação científica [1]
Reino [2]: Plantae [3]
Divisão [4]: Magnoliophyta [5]
Classe [6]: Magnoliopsida [7]
Ordem [8]: Cucurbitales [9]
Família [10]: Cucurbitaceae [11]
Género [12]: Momordica
Espécies

Momordica é um género [12] botânico [13] pertencente à família [10] Cucurbitaceae [11]; muito conhecido como “melãozinho”.

O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorróidas.

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigaurinigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão-de-são-caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano.

dsc02655

Confesso que experimentei e não achei nada de extraordinário. Também me informei sobre formas de preparo. Os japoneses o usam em refogados (com carne de porco), saladas e até chips!

Não me animei muito a testar algum uso culinário, mas estou pensando em algo diferente para postar aqui no Oba! Por enquanto, fica mais como curiosidade…eu achei muito bonito, mas muita gente discordou…e você, o que acha?