Orlando Baumel

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Bem vindos, Carolina e Marcelo!

A partir de hoje, o OBA conta com a colaboração da Carolina e do Marcelo.

Um casal de brasileiros, residentes na França, que estarão enviando notícias das coisas lindas do Velho Continente. Lugares, comidas, pessoas estarão passeando por suas matérias. Tenho certeza que para nossos leitores será uma linda viagem, através dos olhos e mãos da Carol e do Marcelo.

Apertem os cintos. A viagem irá começar.

Normandia

Situada no noroeste da França e banhada pelo canal da Mancha, a Normandia é uma região carregada de história. Ora, dirão alguns, qual região da França não é carregada de história? Verdade, mas muitos eventos marcantes da história francesa aconteceram nesta parte do país.  Desde as invasões escandinavas até a Operação Overlord na Segunda Guerra Mundial, passando pela execução de Joana d’Arc, a Normandia foi o cenário de inúmeras transformações da França.

Um passeio por cidades como Rouen e Caen nos mostra as marcas de diversos eventos. Arquiteturas diversas se misturam : entre as casas em enxaimel características da região, também podemos ver construções modernas, prédios Art Déco, catedrais góticas…  São cidades que sofreram muito com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial : a belíssima Catedral de Rouen passou por anos de restauração para se recuperar de um bombardeio em 1944.

Esplanada em Rouen, os prédios ao fundo mostrando as diferentes arquiteturas que coexistem na cidade

A Normandia tem o melhor de dois mundos : a terra e o mar. Campos férteis e mares ricos em peixes fazem com que a culinária seja diversificada e rica. Na terra, vaquinhas normandas produzem, graças ao clima da região (dizem que lá chove muito, calúnias !), leite de qualidade tão boa que é a base da alimentação da região. Manteiga, creme de leite e queijos são a base de muitos pratos. O camembert, um dos queijos emblemáticos da França, tem sua origem aqui.

Neufchatêl, queijo da Normandia em forma de coração, no mercado de Rouen

Outro ingrediente importante na cozinha normanda : a maçã. Campos e campos cobertos de macieiras produzem as frutas indispensáveis à preparação de duas especialidades da região : a sidra e o calvados.

As costas da Normandia também valem uma visita.  Passeando pela costa, o turista poderá ver Omaha Beach, uma das praias do desembarque aliado na Normadia, assim como o memorial e cemitério americano de Colleville-sur-Mer, e as casamatas e crateras de bombas da Pointe du Hoc.

Omaha Beach, uma das praias do desembarque das tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial

Mas, ainda bem, nem tudo é guerra… As praias da Normandia têm atrações muito mais agradáveis : Deauville, com seus cassinos, espetáculos, corridas de cavalos, sua marina e sua grande praia de areia fina, é há muito tempo um destino privilegiado para os parisienses com saudades da praia, pois fica a apenas duas horas de Paris. As falésias de Etretat também são de encher os olhos, assim como a praia de Cabourg, a preferida de Marcel Proust.

Houlgate, com suas luxuosas casas de veraneio

Então, da próxima vez que imaginar a França apenas como a terra da baguete, pare no supermercado, compre um bom queijo camembert, uma manteiga de Isigny  e, por que não, uma sidra do Pays d’Auge para acompanhar e viaje para a Normandia sem sair de casa.

 

Posts Relacionados