Ovo escalfado (Poché)

Esta técnica de preparar ovos inteiros, sem casca, por imersão em água, deixa os ovos com um sabor extremamente suave, já que não há a adição de gordura. Coisa difícil de se conseguir… mas quanto mais frescos os ovos, mais eles manterão a forma ao serem mergulhados na água fervente. Uma opção,como utilizei aqui, é usar ovos gelados para as claras se solidificarem mais rapidamente, porém com ovos frescos eles ficam com uma melhor apresentação, já que a gema fica centralizada mais facilmente. Mas, como a função desta postagem é a de demonstrar a técnica, não vou me ater a este detalhe tão importante. A adição de Vinagre é para reduzir a temperatura de coagulação do ovo, o que também auxilia a solidificação mais rápida, não se espalhando em demasia pelo líquido! Então vamos lá:

Você vai precisar de 1 ovo; 500 ml de água (que pode ser substituído por um Fundo de sua preferência) e 15 ml de Vinagre.

Leve a água para aquecer, juntamente com o Vinagre, e quando atingir uma fervura branda (em torno de 85 graus), abaixe o fogo. Deposite o ovo em uma xícara e jogue-o na panela com o maior cuidado possível Cozinhe de 3 a 5 minutos.

dsc010181

Após o cozimento, com o auxílio de uma escumadeira, retire o ovo da panela. Apare as bordas e sirva-o ou utilize para a receita em que ele é exigido.

dsc01019

Uma receita clássica com Ovos Pochés é o Ovo Bennedict. Fatia de pão de forma, Sauce Hollandaise, fatia de Lombo Canadense e o Poché, com certeza será tema de uma futura postagem.