Picadinho Carioca é um prato típico da boêmia do Rio de Janeiro. Criado nos anos 50, logo caiu nas graças de quem dava aquela esticada até de madrugada e matava a fome com ele antes de ir para a cama.

Picadinho carioca

É um prato fácil e com muitas versões. A original é carne, cebola e tubérculos (como cenoura e batata), cozidos no seu caldo e acrescido de vinho ou cerveja (escura ou branca). Guarnecido de arroz, feijão, farofa e ovo frito, é uma das comidas mais reconfortantes que conheço. Vale a pena experimentar.

Aqui em casa, foi o almoço de domingo. Fiz em fogão a lenha, em uma wok de ferro, à fogo lento, sem pressa de ser feliz.  Um prato para repetir sempre.

[box type=info]A carne do Picadinho Carioca é uma questão do tempo que você tem para preparar. Os botecos mais finos preparam com filé mignon. Ganha na rapidez e maciez, mas perde no sabor. Eu preparei com uma carne que gosto muito, a fraldinha. Mais gorda que o mignon, o tempo de cozimento para atingir a maciez desejada é maior, mas o resultado compensa. Você pode optar por acém, contrafilé, costela, músculo, etc. Vai de seu gosto e tempo que dispõe para o preparo. Uma boa ideia é aproveitar a sobra de uma costela de um churrasco. [/box]

Fonte das informações: Receitas Ig

Picadinho Carioca

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 40 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 Kg Fraldinha em cubos
  • 1 unidade grande Cebola picada
  • 5 dentes Alho picado
  • 2 unidades Cenoura em cubinhos
  • 3 unidades Tomate em cubos sem casca e sementes
  • 350 ml Cerveja clara ou escura ou vinho
  • 1 colher sopa Molho inglês
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Cheiro-verde salsa e cebolinha picado
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Instruções

  1. Aqueça uma panela grande (se tiver wok, é perfeita). Coloque o azeite e refogue a cebola por 1 minuto. Junte o alho, a cenoura e o tomate. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione a carne e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo constantemente até a carne dourar por inteiro.
  2. Tempere com o sal, a pimenta e o molho inglês. Coloque a cerveja e deixe reduzir, sem deixar secar. Desligue o fogo e junte o cheiro-verde.
  3. Sirva acompanhado de arroz com ervilhas, feijão, ovo frito e uma bela farofa de farinha de milho flocada com ovos.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 8 comentários

  1. Deu água na boca… também prefiro essa carne para esse tipo de preparo, muito mais saborosa… acompanhamentos perfeitos!!! Bjuss!!!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.