Ragu de Carne

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Ragu alla bolognese.

De origem italiana, ragu é basicamente carne cozida em um molho rico, acrescido de vinho.

A Itália possui vários tipos de  ragus, variando de região para região. Carne bovina, suína, linguiças, presuntos…vários ingredientes estrelam os diferentes ragus.

Em Nápoles, sul da Itália, é o molho dos domingos. Um passeio por suas ruas e é possível até sentir o sabor de ragus sendo lentamente cozidos em caldeirões, somente através do aroma que toma conta das vielas. No caso napolitano, a estrela é o tomate.

Rivalizando em fama com o Ragu Napolitano, está o Bolonhês (alla bolognese). A diferença fundamental, é que nele a carne não é servida separada, como o napolitano, mas entra como componente do molho. Esta carne pode ser em pedaços, desfiada ou moída.

O Ragu Bolonhês é um molho que exige um preparo prolongado, principalmente se optar por fazer com a carne desfiada, como neste caso aqui.

Prepare sem pressa, comece devagar e deixe o aroma se espalhar pela casa. Na hora de servir, uma massa cozida al dente e pronto, um belo almoço na mais tradicional maneira italiana de  festejar domingos.

INGREDIENTES (cerca de 1 litro e meio de molho)

300 g de carne de boi, própria para desfiar, como acém ou músculo, sem gordura, em cubos de 4 cm

1 cebola pequena, picada

1 talo de salsão, picado

1 cenoura, em cubinhos

2 latas de tomate italiano sem casca, com seu líquido

1 taça de vinho branco seco

1 xícara de caldo de galinha caseiro

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 colher (chá) de pimenta-calabresa

Sal à gosto

PREPARO

Aqueça uma panela de fundo grosso e deposite o azeite. Misture a cebola, o salsão, a cenoura e o sal. Misture bem, até tudo estar coberto com o azeite. Cozinhe em fogo médio até que as verduras estejam macias.

Adicione a carne e deixe dourar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Coloque o vinho e deixe até evaporar.  Junte o tomate e refogue por 10 minutos. Adicione o líquido do tomate e um pouco de caldo de galinha. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até a carne amaciar bem, quase desfiar. Durante este tempo, mexa constantemente o molho. Se houver necessidade, coloque mais caldo de galinha, para não secar.

Depois de pronto, deixe apurar. Corrija temperos e sirva acompanhando uma massa, como o Fettuccine da sugestão.

Belo prato para um domingo festivo, junto com a família ou  amigos queridos.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...