A substância mágica da uva.

A Nutricionista Maria Alice Maciel nos fala sobre os benefícios do Resveratrol.
RESVERATROL
Polifenol encontrado em alguns alimentos como amendoim, amora, eucalipto e principalmente na casca de alguns tipos de uva.
Na revista da PUCRS de 2007 consta sobre a pesquisa que os professores Gilson da Cunha e André Souto iniciaram em 1999 e sobre o resveratrol, que vem sendo estudado em todo o mundo desde o início dos anos 90, mostrando que essa substância trás muitos benefícios como cardioprotetor, antiinflamatório, antioxidante, preventivo de câncer e outros.
O resveratrol, na uva, é produzido pelas plantas como defesa, uma resposta ao estresse causado por ataque fúngico, dano mecânico ou irradiação de luz ultravioleta (Kwiatkowski, A. e col.- Anais do III Conccepar, 2009).
Será realmente que essa substância é o elixir da juventude como tem sido colocado? Muitos estudos tem sido realizados em cobaias com resultados positivos, porém, como os próprios pesquisadores do Instituto Nacional Americano sobre o Envelhecimento (NIA) alertam, muitas pesquisas tem sido realizadas em ratos, não em humanos.
Compreende-se o grande interesse pela substância, já que os estudos vem mostrando resultados positivos, principalmente relacionados com os problemas que mais matam hoje em dia como doenças cardiovasculares e cânceres.
Será que é interessante saber o quanto de resveratrol tem cada tipo de uva ou vinho? Talvez não. Podemos sim tomar o vinho e obter seus benefícios como um todo, não isolar cada substância benéfica que ele tem.
É claro que mesmo que o vinho traga consigo efeitos positivos, não podemos ultrapassar certa quantidade, pois acabaria invertendo a situação e provocando resultados maléficos que todo abuso de álcool trás.
E o que me diz sobre suco de uva? Seria uma feliz opção para quem não gosta de vinhos ou para quem exagera? Porém, ainda não se sabe se o álcool, que só existe no vinho, é que potencializa a ação benéfica do resveratrol e o mantém mais concentrado. Isso é o que diz o enólogo Ivan Regina, que indica uma quantidade média de 150 ml de vinho regularmente, até 250 ml para homens e 200 ml para mulheres.
É isso aí, acho que o melhor mesmo é seguirmos a indicação do enólogo e saborear uma boa opção gastronômica, aí seremos felizes.
Participe e mande sua opinião e o que você sabe sobre o famoso resveratrol.
Beijos e até mais.
Maria Alice Maciel – Nutricionista

Eu sei que vocês devem estar achando que eu nado em dinheiro e tenho todos estes produtos... mas ainda estou longe desse sucesso, mas na busca, como sempre!
Hoje resolvi trazer ...
Zucchine ripienne.
Mais uma das inúmeras variedades de abóboras, nossa conhecida abobrinha também recebe o nome de abóbora-d'água. Apresenta a casca verde, salpicada de branco ou dourado.
Abobrinha possue um sabor delicado, ...
Simples e deliciosa.
Paulinha Alvarez nos traz uma ótima sugestão para uma sobremesa fácil e muito gostosa.
Oi gente. Mil desculpas pela ausência aqui, mas andei em outros universos ultimamente. Assisti a ... 














Olha esta reportagem q assisti hoje na TV record, vale apena conferir.
Eduardo Chini é responsável pela pesquisa que descobriu o resveratrol, uma substância presente no vinho capaz de controlar a obesidade, retardar o envelhecimento e proteger o coração. Para obter o efeito esperado seria preciso beber cem garrafas de vinho por dia. No momento, os cientistas isolam o elemento para desenvolver uma forma concentrada e controlada de usá-lo.
reportagem completa em vídeo :
http://noticias.r7.com/videos/medico-carioca-descobre-substancia-revolucionaria-no-vinho/idmedia/108ce8035373ab43e05bc34b07ca1a37-1.html
Agradeço à Luciane Borges a referência do vídeo. Precisava deste vídeo. Reportagem muito boa!!!