Saltimbocca Romana – Duas versões!

duas-fotos-12

O Oba traz hoje um dos pratos mais famosos e deliciosos do mundo: Saltimbocca! Em duas versões.

Saltimbocca é feito com escalotes de vitela e presunto Parma, acompanhado de sálvia. Sempre servido com um molho à base de vinho Marsala e creme de leite fresco. É um clásico da culinária mundial, e o mais famoso é o Saltimbocca Romana.

Normalmente é servido com purê de batatas. Recebe outros nomes, tais como bocconcini, braciolette, grapetti,involtini, qualiette de vitelo e ucceletti scapatti.

Como todos os pratos, várias derivações foram criadas…vários recheios inventados…mas a base é sempre a mesma.

Seguindo a onda, o Oba apresenta duas maneiras de preparar Saltimbocca. Sem fugir de sua essência. A tradicional, enrolada, e uma mais moderna, aberta. As duas, cada qual de sua maneira, com o mesmo sabor fantástico e inesquecível.

Uma enrolada.. outra aberta, presa com palitos (para não dobrar enquanto grelha). Nas fotos abaixo dá para perceber bem a maneira da montagem das duas.

duas-fotos-2

INGREDIENTES (2 pessoas)

4 escalopes de vitela

4 fatias de presunto Parma

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Folhas de sálvia fresca

2 colhres (sopa) de vinho Marsala

150 g de creme de leite

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Monte o Saltimbocca como preferir ( enrolado ou aberto), com uma fatia de presunto e folha de sálvia. Prenda como na foto. Pique uma colher (sopa) de sálvia.

Aqueça uma panela de ferro, coloque a manteiga e o azeite. Grelhe os escalopes até o ponto desejado. Retire-os.

Na mesma panela, adicione o vinho. Deixe por 30 segundos e coloque o creme de leite, a sálvia picada e o sal e pimenta. Aqueça por uns instantes. Monte o prato com o saltimbocca e regue o molho por cima.

Este é a versão clássica!

dsc03271

E esta a versão aberta, que deve ser grelhada com a parte do presunto antes.

dsc03277

Tanto uma como outra ficam maravilhosas! Decorei com pimenta rosa, o que deu outro sabor e outro visual a um prato tão cheio de sabores e texturas. Fica a dica do OBA

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Carol

    Então vamos lá, estou encarregada de fazer os ups do Oba, de mimo tive a chance de experimentar o post de hoje. Simplesmente delicioso. Finalmente hoje eu não vou precisar lamber o monitor, mas pra ser sincera estou aqui morrendo de vontade de laber só pra ver se eu sinto um pouco mais do gostinho desse prato, mesmo com o Orlando se justificando todo que não estava fresquinho…adorei, super recomendado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.