Meu sanduíche preferido aqui em Curitiba é o Marchan, do tradicional Bar Mignon, no centro da cidade. Um belo sanduíche de pernil, acompanhado de salsicha  e cheiro-verde. Você pode incrementar com os “adicionais”, como ovo, queijo, etc. Este sanduíche foi um de meus companheiros nos tempos em que eu tocava na noite e o Mignon funcionava 24 horas. Comer um Marchan às 3 da madrugada com o estômago vazio era uma das melhores coisas dos meus  tempos de JAM Sessions pelos bares da Curitiba.

O tempo passou, o jazz passou a ser mais um hobby que uma profissão, o palco deu lugar ao calor do fogão, mas as coisas boas daquele tempo sempre permaneceram em minha memória. Sempre que posso dou uma passada no Mignon e me lambuzo com o Marchan, sem medo de ser feliz e com saudades no coração. Sempre que preparo pernil assado por aqui, a sobra vira minha versão do sanduíche que tanto gosto.

Sanduiche de pernil 1

Apesar de ser quase idêntico ao do Bar Mignon, o meu Marchan tem algumas diferenças sutis. Eu uso o pernil desfiado ao invés do fatiado. O queijo que uso é o provolone e a salsicha é Ceratti (sem propaganda, mas uma delícia). O pão não poderia ser outro, senão o pão d’água, tão comum por aqui. Caso você não encontre, utilize o francês. Uso o molho do assado, aquele que vai pingando na assadeira e que depois eu deglaceio com vinho, com a forma ainda muito quente e que sempre guardo o que restou.

Este foi o sanduíche que matou minha fome depois de noitadas memoráveis com o saxofone. Uma época que andar à pé por Curitiba ainda era possível. A quantidade de lugares que abriam dia e noite era bem grande. A maioria frequentada por músicos e outros trabalhadores noturnos. Depois de cuidar dos outros, era a hora de cuidarmos de nós. Como dizem: “Fim de festa, músicos à pé.” 

Sanduíche de Pernil do OBA

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 1 sanduíche

Ingredientes

  • 150 g Pernil assado desfiado grosseiramente
  • 3 colheres sopa Molho do assado
  • 4 fatias Queijo provolone
  • 1 unidade Salsicha Ceratti ou outra de sua preferência
  • 1 unidade Pão d'água ou francês
  • À gosto Cebolinha verde picada
  • 1 colher sopa Manteiga

Instruções

  1. Cozinho a salsicha e reserve.
  2. Aqueça uma frigideira funda e derreta a manteiga. Coloque o pernil e refogue por 2 minutos. Adicione o molho do assado e misture muito bem. Junte toda a carne no meio da frigideira e coloque as fatias de provolone por cima. Cubra a mistura com uma tampa de panela. Isto fará com que o queijo derreta rápido e uniforme.
  3. Abra o pão ao meio e coloque o pernil com o queijo. Corte a salsicha ao meio e disponha por cima. Polvilhe a cebolinha picada e sirva acompanhado de mostarda e Cren (raiz forte).

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.