Spätzle

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Spätzle – o Macarrão Alemão

DSC03920

O Oba apresenta hoje a alternativa alemã ao macarrão: Spätzle.

Spätzle são pequenas porções de massa preparada à base de farinha, ovos e água (por vezes é usado creme de leite). A palavra Spätzle significa pequeno pardal, em alemão.

Existem duas versões: a mais encorpada (apresentada aqui), que é própria para ser trabalhada com as mãos e cortar com faca antes de cozinhar.

A mais macia e mole exige um espremedor de buracos grandes, onde a massa é passada diretamente para a água fervente.

O Spätzle é servido com manteiga (como mostrado aqui), molhos espessos, creme de avelãs ou como ingrediente de uma sopa. Também podem ser fritos.

Acompanha bem carnes de caça ou carne assada. Estão presentes também na culinária húngara, onde recebem o nome de Nokledi.

DSC03919

INGREDIENTES       (6 porções, como entrada)

500 g de farinha de trigo especial

2 ovos ligeiramente batidos

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

20 ml de água

PREPARO

Peneire a farinha com 5 g de sal e duas voltas de pimenta para a superfície de trabalho. Com os dedos, abra um buraco no centro. Despeje os ovos e metade da água neste buraco.

Misture os ovos com a água e vá misturando a farinha ao líquido. Continue misturando até obter uma massa macia Se a massa estiver muito seca, adicione mais água. Se estiver pegajosa, mais farinha.

Faça uma bola com a massa pronta, coloque em uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Depois deste tempo, corte a massa em 2 ou 3 pedaços.

Em uma mesa enfarinhada, abra um dos pedaços com a base das mãos (também enfarinhadas) até uma espessura de 5 mm.

Corte ao meio a massa e em seguida em tiras transversais.

Em um caldeirão, ferva um caldo caseiro (ou água) e empurre os Spätzle para dentro. Cozinhe por 7 minutos até incharem. A consistência deve ser al dente. Regue com manteiga derretida ou com o molho de sua preferência. Sirva acompanhando uma carne assada.

Para fritar, se esta for sua opção, aqueça uma frigideira e coloque os Spätzle juntamente com a manteiga. Refogue por 8 minutos, até ficarem dourados e ligeiramente crocantes. Se desejar, polvilhe os Spätzle com ervas picadas, de sua preferência.

DSC03923

Fica a sugestão do Oba.

Print Friendly
Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...