Depois que fios de palmito Pupunha  (chamados de espaguete ou talharim, dependendo de sua espessura) começaram a aparecer com mais frequência no mercado, sempre que posso preparo alguma receita com ele. Praticamente todos os molhos para macarrão acompanham bem este ingrediente.

Quando quero ressaltar mais o sabor do Pupunha utilizo menos ingredientes e opto pelo azeite. Desta maneira posso ter a opção de servir o prato como uma entrada, apenas diminuindo a porção. A receita de hoje é uma destas. Você pode servir como prato principal ou usá-la para abrir uma refeição. Vale a pena experimentar.

Talharim de Pupunha com Shitake e Presunto Parma

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 200 g Pupunha em fios
  • 3 fatias Presunto Parma
  • 100 g Cogumelos Shitake
  • 6 unidades Tomate Cereja
  • 10 folhas pequenas Sálvia fresca
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Corte os cogumelos em fatias de 1 cm e descarte os talos. Corte os tomates ao meio. Faça tiras finas das fatias de Presunto Parma.
  2. Aqueça uma frigideira e coloque metade do azeite. Adicione os tomates e cozinhe por 1 minuto (cuide, pois irá espirrar). Junte os cogumelos e cozinhe por mais 2 minutos. Tempere com o sal e a pimenta e adicione o presunto, as folhas de sálvia e desligue o fogo.
  3. Coloque o talharim de Pupunha em água salgada fervente por 1 minuto. Escorra e coloque na frigideira do molho. Deixe aquecer e sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.