Um Creme refinado.

DSC04321

Hoje no Oba, uma das mais famosas sopas do mundo.

Além de famosa, a Vichyssoise é uma das sopas frias mais requintadas que existem. Este creme leve, saboroso e aveludado, foi criado em 1925.

Louis Diat, Chef do Hotel Ritz-Carlton de Nova York, inspirado pelas lembranças da culinária de sua mãe, resolveu adicionar creme de leite a uma simples sopa de alho-poró e batata. Serviu-a fria e criou uma obra-prima.

O nome Vichyssoise, vem do Balneário de Vichy, uma cidade francesa próximo ao local de nascimento de Diat.

DSC04323

INGREDIENTES     (4 pessoas)

3 alhos-poró grandes (apenas a parte branca), cortado em tiras finas

1 talo pequeno de aipo (salsão), finamente picado

1/2 cebola picada bem fino

150 g de batatas, cortadas em cubos

1 litro de caldo de galinha caseiro (veja AQUI)

150 ml de creme de leite fresco (nata)

1 colher (sopa) de cebolinha fresca, cortada em rodelas fininhas

Sal e pimenta-do-reino preta moída na hora

PREPARO

Em uma panela grande, derreta a manteiga. Adicione a cebola, o alho-poró e o aipo. Tampe e cozinhe em fogo lento por 15 minutos, mexendo de vez em quando. É importante não deixar tomar cor, pois isto afetará a aparência final da sopa.

Adicione a batata e o caldo. Tempere com o sal e a pimenta. Deixe levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe até as batatas estarem bem macias. Reduza a sopa a purê (faça em partes) em um liquidificador.

Transfira para uma tigela e acrescente o creme de leite. Com o auxílio de um fuet (batedor de arames), incorpore tudo muito bem. Cubra com filme plástico e deixe descansar até esfriar. Coloque na geladeira e deixe por pelo menos duas horas.

Sirva em pratos gelados, guarnecida com a cebolinha picada.

DSC04325

Uma ótima sugestão para os dias quentes de verão. Simples e das mais requintadas.