Carne crua

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

A “Carne de Onça”!

Prato típico de Curitiba há mais de 50 anos, a “Carne de Onça”  surgiu como herança dos imigrantes do leste europeu. Servida em diversas versões, ela aparece mais simples nos botecos e mais sofisticadas em locais mais refinados, como uma releitura do Hackepetter alemão ou do Steak Tartar francês. Estes dois últimos são elaborados misturando-se a carne com os temperos e adicionando Conhaque. A receita que segue é a mais tradicional de Curitiba. Não se usa misturar os temperos com a carne (somente durante a montagem), o que modifica a sua textura e lhe confere um sabor único. Você vai precisar de 200 a 300 g de Patinho moído em três passadas na máquina e com o menor espaço de tempo possível antes de servir. Também irá usar Pão preto fatiado, Cebola picada, Cheiro verde, Sal, Pimenta-do-reino, molho de Pimenta vermelha (Tabasco), Mostarda preta, Maionese, Ovo (só a gema) e Limão. 

dsc01258

Modo de preparo:

Coloque sobre a fatia de Broa uma leve camada de Maionese. Sobre a Maionese coloque a quantidade de carne indicada (200 a 300 g), sem apertar.

dsc01259

Em seguida tempere com o Sal, Tabasco, um pouco de suco de Limão, pouca Mostarda preta, Pimenta-do-reino na altura e 2 colheres de sobremesa de gema de Ovo.

dsc012611

Não custa lembrar que a carne deve ficar solta, sem apertar, apenas ajeitada suavemente sobre o pão com o auxílio de um garfo. Agora chegou a vez da cebola, colocada a gosto, porém sem parcimônia.

dsc01262

 

Por cima da cebola, capriche no Cheiro verde. Não tenha medo.

dsc012631

Para finalizar, salgue novamente e se quiser adicione um pouco de Molho inglês. Decore com linhas de Maionese e Mostarda preta, regue com um bom Azeite de Oliva e saboreie, de preferência acompanhado de uma boa Cerveja.

dsc012641

Como curiosidade vale saber que a origem do nome vem do hálito forte que este prato deixa, mas que, com certeza vale a pena!

Amanhã vocês ficam na excelente companhia de Luis Felipe de Moraes, nosso grande Sommelier!

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...