Carne crua

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

A “Carne de Onça”!

Prato típico de Curitiba há mais de 50 anos, a “Carne de Onça”  surgiu como herança dos imigrantes do leste europeu. Servida em diversas versões, ela aparece mais simples nos botecos e mais sofisticadas em locais mais refinados, como uma releitura do Hackepetter alemão ou do Steak Tartar francês. Estes dois últimos são elaborados misturando-se a carne com os temperos e adicionando Conhaque. A receita que segue é a mais tradicional de Curitiba. Não se usa misturar os temperos com a carne (somente durante a montagem), o que modifica a sua textura e lhe confere um sabor único. Você vai precisar de 200 a 300 g de Patinho moído em três passadas na máquina e com o menor espaço de tempo possível antes de servir. Também irá usar Pão preto fatiado, Cebola picada, Cheiro verde, Sal, Pimenta-do-reino, molho de Pimenta vermelha (Tabasco), Mostarda preta, Maionese, Ovo (só a gema) e Limão. 

dsc01258

Modo de preparo:

Coloque sobre a fatia de Broa uma leve camada de Maionese. Sobre a Maionese coloque a quantidade de carne indicada (200 a 300 g), sem apertar.

dsc01259

Em seguida tempere com o Sal, Tabasco, um pouco de suco de Limão, pouca Mostarda preta, Pimenta-do-reino na altura e 2 colheres de sobremesa de gema de Ovo.

dsc012611

Não custa lembrar que a carne deve ficar solta, sem apertar, apenas ajeitada suavemente sobre o pão com o auxílio de um garfo. Agora chegou a vez da cebola, colocada a gosto, porém sem parcimônia.

dsc01262

 

Por cima da cebola, capriche no Cheiro verde. Não tenha medo.

dsc012631

Para finalizar, salgue novamente e se quiser adicione um pouco de Molho inglês. Decore com linhas de Maionese e Mostarda preta, regue com um bom Azeite de Oliva e saboreie, de preferência acompanhado de uma boa Cerveja.

dsc012641

Como curiosidade vale saber que a origem do nome vem do hálito forte que este prato deixa, mas que, com certeza vale a pena!

Amanhã vocês ficam na excelente companhia de Luis Felipe de Moraes, nosso grande Sommelier!

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Últimos Posts Orlando Baumel (ver todos)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...