Costela Fogo de Chão

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

A tradição do Fogo de Chão.

O método mais antigo de assar carnes.

Em Curitiba, mais especificamente no bairro onde moro, ainda é possível encontrar coisas mais fáceis de serem vistas no interior paranaense.  Leite tirado direto da vaca, queijos e salames caseiros, velhos armazéns, são alguns exemplos do que encontro nestas paragens, pertíssimo de casa.

E  foi nestas idas e vindas que descobri um açougue muito bom. Carne direto do produtor, o Frigo Pires capricha na qualidade e atendimento. Um destes açougues para virar freguês.

Para minha surpresa, neste sábado o Frigo Pires serviu uma Costela Fogo de Chão, a tradicional maneira sulina de servir costela. Uma vala rasa, onde é colocado lenha, circundada por vários espetos de mantas de costela. A carne vai assando lentamente, até quase soltar dos ossos. O resultado é uma costela maravilhosa, que derrete na boca.

Os responsáveis por todo o preparo é uma empresa especializada em assados no Fogo de Chão e no Porco no Rolete (promessa de uma interessante matéria):

A carne fica assando por quase 12 horas, até ficar pronta. A conversa rola fácil durante este tempo todo. Nos pampas gaúchos, tudo gira em torno de muito chimarrão.

O tempero usado é sempre e somente o sal grosso. Qualquer outra adaptação é considerada uma heresia pelos antigos assadores. Quando a costela fica pronta, bate-se com uma tábua, para o excesso de sal cair. Não são admitidos produtos para amaciar a carne. A maciez deve vir só da paciência e da qualidade da peça utilizada.

No jeito sulino de assar, só a costela era admitida. Outras carnes vieram depois, como adereços, mas que contribuíram de uma maneira importante para tornar o churrasco uma mania brasileira.

Quando tiver a oportunidade de saborear uma Costela Fogo de Chão, não pense duas vezes. O sabor é único e inesquecível.

Para quem é de Curitiba, vale as duas dicas a seguir:

COSTELA FOGO DE CHÃO E PORCO NO ROLETE

Tel.: (41) 9964 9000

FRIGO PIRES

Rua Saturnino Miranda, 402

Santa Felicidade       Curitiba   PR

Tel.: (41) 3045 0662

Av. Anita Garibaldi, 5744

Barreirinha      Curitiba    PR

Tel.: (41) 3049 2364/3049 3574

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...