Costela no Bafo

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Sua Majestade, a Costela.

DSC05001

Hoje no Oba, uma das rainhas dos domingos brasileiros.

A costela é uma das carnes que reinam nos almoços dominicais do Brasil. Saborosa e suculenta, de preparo demorado, ela vira um pretexto para ficar jogando conversa fora enquanto caipirinhas e cervejas são devidamente “secas”.

O problema da costela é a quantidade de carvão que é usado (devido ao seu tempo de preparo), se a opção for fazê-la na grelha. Com uma churrasqueira de tambor, como a da foto, você não diminui o tempo de cocção, mas utiliza apenas 1 saco de carvão de 5 Kg.

A técnica de embalar com celofane (no bafo) retém os sucos da carne e proporciona uma extrema maciez à carne. Ela praticamente cozinha em seu suco.

A costela é uma carne que fica maravilhosa apenas com sal grosso.

Para fazer no bafo, calcule 400 g para cada convidado. Pode ser a ripa ou a ponta (que contém mais carne).

Abra o papel celofane, coloque a peça de carne e passe sal grosso abundante por toda ela. Feche herméticamente o pacote e leve à churrasqueira com carvão em brasas. Deixe assar por aproximadamente 5 ou 6 horas. No final deste tempo, retire a costela do fogo e desembrulhe com  cuidado. Retorne ao fogo por mais 15 minutos e sirva.

DSC05011

Costela é uma delícia. Uma carne que derrete na boca. Acompanhada de uma saborosa maionese, é para comer com os olhos fechados.

Fica a dica do Oba.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Últimos Posts Orlando Baumel (ver todos)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...