Clique aqui para Imprimir Clique aqui para Imprimir

Farofa d’água com feijão verde

De amigos para o OBA!
21/06/2010 7:01 pm

Uma farofa que é poesia.

Hoje no Oba, um presente de minha querida amiga Cherry, do Cozinha é Poesia. Uma linda farofa, demonstrando que tudo que vem dela, realmente é poesia.

O Chef Orlando Baumel, do Oba Gastronomia, me presenteou com um post maravilhoso na última quinta-feira. Uma entrada diferente, marcante e sofisticada, mas repleta de sabores brasileiros. Uma ”Chartreuse de bacalhau, carne-de-sol e caldinho de feijão”, que me deu vontade de ir correndo para Curitiba (PR) para experimentar essa mistura de sabores que ele escolheu.

Como sei que ele ama receitas assim bem brasileiras, retribuo com uma farofa d’água.

FAROFA D’ÁGUA COM FEIJÃO VERDE

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua – eu prefiro usar a grossa

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola roxa picada – se for pequenas use 2

1/2 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de feijão de corda ou feijão andu verde cozido e escorrido

1/2 pimenta-dedo-de-moça picada ou a gosto

Salsa, cebolinha e coentro frescos picados a gosto

Sal a gosto

Modo de fazer

Aqueça o azeite e junte a cebola e a pimenta bem picadas.  Deixe somente até murchar, para que não perca muito a cor e a textura. Junte a água, o feijão já cozido e bem escorrido, o sal e salsa, cebolinha e coentro picados a gosto (caprichar na quantidade ) e retire a panela do fogo.

Acrescente a farinha toda de uma só vez e mexa para que ela fique toda úmida. Usando um garfo ou uma colher solte os grumos que se formam deixado-a mais solta. Corrija o sal e sirva.

Muito obrigado, Cherry. Você é fantástica e imprescindível!

Related Posts with Thumbnails
Este artigo foi publicado por em Monday, June 21, 2010as 7:01 pm. Você pode acompanhar os comentários deste post através do RSS feed. You can deixe um comentário, ou deixar trackback diretamente do seu site. Tags:

1 Comentário

Queremos saber sua Opinião


Origem do Sabor

16/01/2012 1 Comment

Para os leitores curiosos, esta é uma dica especial do Oba! A Bunge está trazendo para os usuários do Facebook uma ferramenta muito interessante, ela se chama “Origem do Sabor”. Quem acessa a ferramenta, digita o nome de um prato e como resposta, tem acesso a todo o processo que envolve o preparo do prato, da obtenção dos igredientes até o prato final. Quando você inicia a digitação, o site já lhe oferece uma lista de pratos para conhecer, dentre [...]

Continue Lendo →

Açorda Alentejana

11/02/2012 1 Comment

Maravilhosa simplicidade em uma Ode ao Pão. Açorda Alentejana é uma das coisas mais simples e  deliciosas do mundo. É incrível a capacidade dos portugueses de transformar os mais simples ingredientes em verdadeiras obras de arte da gastronomia. Assim como o Caldo Verde, esta magnífica herança eterna nos deixada pelos lusitanos, a Açorda Alentejana é uma daquelas comidas reconfortantes e inesquecíveis. Não é a toa que foi eleita uma das 7 maravilhas da culinária do nosso país irmão. Uma simples [...]

Continue Lendo →

Geleia de Abacaxi e Pimenta

01/02/2012 Comente

Geleia turbinada. Nossa leitora e colaboradora constante Leila Scheffer nos envia uma ótima sugestão de geleia. Esta receita é ideal para ser utilizada acompanhando carnes mais gordas, principalmente de porco, ou simplesmente complementando um queijo, como parte de um antepasto. Deliciosamente ácida e picante, esta geleia transforma uma simples costelinha de porco em um prato gourmet. Pode ser armazenada durante um bom tempo em geladeira. Sempre será uma excelente opção em um evento mais requintado. INGREDIENTES 1 abacaxi Pérola, sem [...]

Continue Lendo →

Campagnolo – Casa de Espetinhos

12/02/2012 Comente

Simpatia e comida da boa. Alguns fatores são fundamentais para o sucesso de um restaurante, independente do que ele se propõe a oferecer. Comida de qualidade e atendimento sempre simpático são primordiais. Junte a isto um ambiente em que a gente se sinta em casa mais preços honestos e terá um lugar que vai virar freguês. Sempre que pensar onde ir, este restaurante  será lembrado. Assim foi com o Campagnolo. Eu passava pela frente e sempre tive vontade de ir [...]

Continue Lendo →
Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes