Fígado à Veneziana

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Fígado Acebolado.

O suculento fígado de vitela.

Fígado é uma daquelas comidas de amor e ódio. Ou a pessoa ama de paixão, ou detesta, de não querer nem olhar. Acredito que seja um trauma de infância.

Um dos alimentos mais ricos em ferro, proteínas e vitamina A, é o prato perfeito para a criançada crescer forte e sadia. E era literalmente empurrado garganta abaixo dos pequenos. Difícil conhecer alguém que escapou desta “tortura”.

Mas, sempre é tempo de mudar. Esta receita típica de Veneza leva fígado de vitela, bem mais suave que o de boi e bem mais tenro. Seu sabor se completa com as cebolas caramelizadas.

Uma receita simples, onde o único cuidado a ser tomado é o tempo de cocção da carne, que deve ser rápido, apenas o suficiente para tostar por fora e deixar rosado por dentro.

INGREDIENTES (4 pessoas)

500 g de fígado de vitela

250 g de cebolas em fatias finas

Azeite de oliva extravirgem

PREPARO

Retire todas as veias e peles que ainda possam estar na carne. Corte o fígado em tiras finas.

Em uma frigideira não aderente, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite. Coloque a cebola e tempere generosamente com sal. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em fogo muito baixo, até que a cebola esteja com uma coloração âmbar. Retire com uma escumadeira e deixe em papel toalha, deixando o azeite na panela.

Na mesma frigideira, complete com mais azeite (se necessário) e deixe esquentar muito bem (isto é importante, pois impede a carne de grudar no fundo da panela).

Cubra o fundo da frigideira com uma parte do fígado e frite por 1 minuto, até mudar de cor para castanho. Vire e repita o mesmo processo. Tranfira para um prato aquecido e tempere com sal e pimente-do-reino moída na hora. Frite o restante do fígado da mesma maneira.

Apague o fogo e coloque a cebola novamente na panela. Adicione a carne e misture tudo. Sirva imediatamente, como um tira-gosto ou acompanhado de um risoto simples.

Fígado de vitela servido à moda veneziana é delicioso. Para mudar o conceito sobre esta carne tão macia e suculenta.

Print Friendly

Posts Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...

4 Responses to Fígado à Veneziana

  1. Carol

    Orlando, eu sou do grupo que odeia fígado. De vitelo eu nunca comi, mas não deve ser muito diferente do outro…Esse eu deixo pra ti,ok! Beijos

  2. Carol Figueiredo

    Dinho,

    eu sou do grupo que odeia fígado mas que comeria tranquilamente se vc dissesse que fica bom, haja visto minha experiência com o escabeche, então te pergunto: fica bom?
    To brincando, eu tenho certeza que isso deve estar muito bom! Se vc fizer eu arrisco comer =)

  3. Tavola Calda

    Oi! Adoro fígado e aqui em casa comemos com frequência, achei muito boa a tua receita e com certeza vou experimentar.

  4. EDSON

    FICOU MUITO BOM ADOREI. TINHA UM AMIGO MEU CHAMADO luna peruano que fazia com as cebolas em tiras grossas tenrras e ficava com um pouquinho de molho alguem sabe fazer? por favor me mandem um E-MAIL OBRIGADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *