Flutuante Balanço do Mar – Enseada de Caixa d’Aço – SC

Arroz Árabe
25 de janeiro de 2013
Real e Virtual: comida e bebida.
28 de janeiro de 2013

Caixa d'Aço

Pensem em um lugar lindo, com águas calmas, transparentes e rasas, protegido de qualquer intempérie que possa acontecer e com uma comida de primeira. Isto é a Enseada de Caixa d’Aço, em Porto Belo, na Costa Esmeralda de Santa Catarina. Se o paraíso existe, com certeza chega perto deste visual.

Ponto de encontro de barcos que passam pela região, Caixa d’Aço é uma das enseadas mais protegidas do sul do Brasil, com o mar formando uma enseada em forma de ferradura e desenhando uma pequena prainha, com menos de 100 m de extensão, digna de figurar nos mais fantásticos lugares do mundo para se conhecer.

Na temporada, a pequena enseada se transforma em um dos lugares mais descolados do Brasil, com uma quantidade extraordinária de barcos disputando um espaço em suas águas tranquilas. Além da linda paisagem, isto tudo tem mais  uma explicação: os bares flutuantes de Caixa d’Aço. Três bares que animam as tardes quentes desta linda enseada: o Balanço do Mar, o Caixa d’Aço e o Maresias. O mais famoso dos três é o Balanço do Mar.

Balanço do mar - Caixa dAço

Balanço do mar 1

Com uma estrutura de restaurante, o Balanço do Mar serve uma gastronomia de primeira qualidade.

A cozinha do Balanço do Mar e suas responsáveis

A cozinha do Balanço do Mar e suas responsáveis

O cardápio é generoso e delicioso, com alguns dos produtos cultivados no próprio flutuante. Mariscos, ostras e vieiras são retirados do mar no momento que você faz o pedido.

Garantia de produto fresco

Garantia de produto fresco

O Balanço do Mar oferece um cardápio que agrada a todos os gostos. Camarões empanados, ostras, mariscos e iscas de peixe são os preferidos. A isca de peixe, crocante e acompanhada de molhinho rosé é imperdível.

Delicioso Peixe Aperitivo

Delicioso Peixe Aperitivo

O melhor ainda estava por vir. De todos os frutos do mar que já provei (e foram muitos), o que mais aprecio é a vieira. Seu sabor suave é uma coisa de não esquecer nunca. Provei a Vieira Gratinada do Balanço do Mar e não esquecerei mais. Um daqueles pratos para lembrar sempre e querer voltar para repetir.

Vieira Gratinada - Indescritível

Vieira Gratinada – Indescritível

O Balanço do Mar é um passeio imperdível nesta enseada maravilhosa do litoral catarinense. Foi o escolhido por mim no dia que estive lá. Porém, as outras duas opções também não deixam por menos, como descreve a Revista Náutica:

Quase ao lado dele, fica outro bar restaurante sobre o mar, o Caixadaço, um lugar bem simples, mas de comida excepcional. Suas poucas mesas são disputadas quase a tapa pelos apreciadores dos bons pastéis — e os de lá são, simplesmente, os melhores da região. Já o terceiro flutuante é o Maresia’s, o maior de todos e com, também, um cardápio bastante eclético. A animação em volta dos três deques com mesas e guarda-sóis do Caixa d’Aço dura o dia inteiro, todos os fins de semana. (Revista Náutica)

Estar nesta região do Brasil é uma coisa mágica. São praias que não ficam devendo nada a nenhuma outra de nenhum lugar do mundo. Um lugar onde a natureza resolveu ser mais generosa do que já é. Quem pode ficar imune a um lugar paradisíaco assim?

Caixa d'Aço 2

Quando estiver em Porto Belo, não deixe de conhecer a Enseada do Caixa d’Aço e o Balanço do Mar. É um passeio para ficar na lembrança para sempre.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

8 Comentários

  1. Romero disse:

    Que show de bola!

    E essa vieira gratinada está com jeito de ser um espetáculo mesmo!

    Abraços!

  2. […] Ir a Caixa d’Aço e não visitar seus bares flutuante é como ir a Foz do Iguaçu e deixar de ver as Cataratas. São três bares no meio de uma das  enseadas mais protegidas do Brasil.  Aqui pelo OBA Gastronomia já foi mostrado o que eu mais me identifiquei: o Balanço do Mar. […]

  3. […] estar na Enseada do Caixa d’Aço é o próprio. E estando em Caixa d’Aço, tem de ir no Flutuante Balanço do Mar, um dos três (e o melhor) que fazem a festa de que tem o privilégio de se encontrar neste pedaço […]

  4. aline disse:

    Olá, gostaria de saber se existe a possibilidade de acessar os bares flutuantes se não tivermos lachas, ou seja, há algum ‘translado’ da praia até esses bares ?

    • Olá, Aline
      Você pode alugar um barco para chegar até os bares. Pode ser barco de pescador mesmo, na Praia do Caixa d’Aço, acesso por Porto Belo. O pescador te deixa no bar e você marca uma hora para ir buscar.
      Obrigado e um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *