Gordura de Coco

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Conheça um pouco desta onda.

A Nutricionista Maria Alice Maciel nos fala um pouco sobre gordura de coco.

Do coco, tudo se aproveita e é gostoso. Pensando bem, nada melhor que uma água de coco gelada em dia de calor; e que tal uma preparação com um toque de leite de coco, fica incrementada, não é mesmo?

Falando em gastronomia, nos países asiáticos usa-se gordura de coco há muito tempo. Quanto a isso não tem discussão, principalmente pelo fato de a gordura ou óleo de coco ter grande estabilidade ao calor, diferente de outros óleos. Dessa forma, consegue-se preparar uma fritura sem queimar a gordura, escurecer o alimento e acabar com gosto de queimado. Além disso, é fato que o óleo, quando passa de determinada temperatura, começa a produzir substâncias maléficas.

O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados,  são ácidos graxos de cadeia média (principalmente ácido láurico), o que proporciona uma metabolização diferenciada. Diferenciada como?  Esse tipo de ácido graxo tem uma rápida absorção e digestão, consequentemente uma rápida fonte de energia.

Porém, de qualquer forma deve-se respeitar o que as diretrizes e recomendações que as sociedades científicas estabelecem que, no caso de gordura saturada é de até 10% do valor energético total para adultos (OMS).

O óleo de coco é extraído à frio e não passa por processo de hidrogenação, o que o tornaria rico em gordura trans.

Muito se tem falado sobre as vantagens que o óleo de coco oferece. Vários estudos tem sido desenvolvidos em diversas áreas, como atividade física, obesidade, cosmética e outras. Porém, ainda há controvérsias, principalmente no que diz respeito às substituições de um tipo de gordura por outro ou por carboidratos e riscos aumentados de doenças cardiovasculares, resistência a insulina, obesidade e outras conseqüências.

A revista American Journal of Clinical Nutrition tem várias publicações sobre o uso de ácidos graxos de cadeia média e seus riscos, mas os próprios autores advertem sobre as controvérsias.

Portanto, podemos usar a gordura de coco, desde que não se ultrapasse a recomendação de 10% de gordura saturada em relação ao valor energético total, obtendo-se, assim, os benefícios sem correr riscos, pelo menos até que sociedades científicas nos indiquem novas regras quanto ao uso dos ácidos graxos de cadeia média.

Por enquanto, aproveitem com moderação.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...