Gordura de Coco

Vinagre Balsâmico
17 de abril de 2011
Paleta de Javali em Vinho Tinto
19 de abril de 2011
Mostrar todos

Conheça um pouco desta onda.

A Nutricionista Maria Alice Maciel nos fala um pouco sobre gordura de coco.

Do coco, tudo se aproveita e é gostoso. Pensando bem, nada melhor que uma água de coco gelada em dia de calor; e que tal uma preparação com um toque de leite de coco, fica incrementada, não é mesmo?

Falando em gastronomia, nos países asiáticos usa-se gordura de coco há muito tempo. Quanto a isso não tem discussão, principalmente pelo fato de a gordura ou óleo de coco ter grande estabilidade ao calor, diferente de outros óleos. Dessa forma, consegue-se preparar uma fritura sem queimar a gordura, escurecer o alimento e acabar com gosto de queimado. Além disso, é fato que o óleo, quando passa de determinada temperatura, começa a produzir substâncias maléficas.

O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados,  são ácidos graxos de cadeia média (principalmente ácido láurico), o que proporciona uma metabolização diferenciada. Diferenciada como?  Esse tipo de ácido graxo tem uma rápida absorção e digestão, consequentemente uma rápida fonte de energia.

Porém, de qualquer forma deve-se respeitar o que as diretrizes e recomendações que as sociedades científicas estabelecem que, no caso de gordura saturada é de até 10% do valor energético total para adultos (OMS).

O óleo de coco é extraído à frio e não passa por processo de hidrogenação, o que o tornaria rico em gordura trans.

Muito se tem falado sobre as vantagens que o óleo de coco oferece. Vários estudos tem sido desenvolvidos em diversas áreas, como atividade física, obesidade, cosmética e outras. Porém, ainda há controvérsias, principalmente no que diz respeito às substituições de um tipo de gordura por outro ou por carboidratos e riscos aumentados de doenças cardiovasculares, resistência a insulina, obesidade e outras conseqüências.

A revista American Journal of Clinical Nutrition tem várias publicações sobre o uso de ácidos graxos de cadeia média e seus riscos, mas os próprios autores advertem sobre as controvérsias.

Portanto, podemos usar a gordura de coco, desde que não se ultrapasse a recomendação de 10% de gordura saturada em relação ao valor energético total, obtendo-se, assim, os benefícios sem correr riscos, pelo menos até que sociedades científicas nos indiquem novas regras quanto ao uso dos ácidos graxos de cadeia média.

Por enquanto, aproveitem com moderação.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

20 Comentários

  1. Gina disse:

    Coincidentemente, ainda hoje coloquei na lista de compras o óleo de coco. Quero fazer biscoitos com ele.
    Um abraço.

  2. Gilson Daniel disse:

    Há mais de 50 anos, minha mãe só usava gordura de coco Brasil.

  3. Gilson Daniel disse:

    Completando meu comentário anterior, foto da lata de Gordura de Coco Brasil dos anos 50/60:
    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=153963362_837.jpg&v=O

  4. Muito bacana, não sabia da existência dessa gordura. Vou experimentar!

  5. thenatural disse:

    bom artigo, já uso o óleo de coco faz um bom tempo!

  6. Esttrella disse:

    A chef nutricionista natalia werutsky ensina várias receitas com óleo de coco no seu canal do youtube.

    http://www.youtube.com/watch?v=jZ3BiXkK-_o&feature=mfu_in_order&list=UL

  7. Carol Silva disse:

    O óleo de coco é maravilhoso para diversos tipos de problema, fora seus efeitos maravilhosos na questão de cosmético para pele e cabelo. Parabéns pelo blog.

  8. Rita Nunes disse:

    Tenho tomado o óleo de coco para emagrecer em casa mas ainda não estou tendo os melhores resultados. Será que estou fazendo certo? Qual a quantidade ideal para tomar todos os dias?

    Obrigada!

    • Cara Rita
      Nossa Nutricionista Maria Alice Maciel responde: Como citado na matéria, ainda não existem estudos definitivos sobre o uso deste óleo para obter emagrecimento. O óleo de coco é uma gordura saturada, portanto seu uso é limitado. Claro que tudo dependerá da quantidade de outras gorduras saturada consumidas no dia.

      Obrigado e um abraço.

  9. Bom dia. Comprei a gordura de côco, e, não o óleo. A gordura é densa e os resíduos que ficam na panela são sólidos e difíceis de limpar. Como se comporta esta gordura em nosso organismo? disse:

    Gostaria de perguntar à Nutricionista Dra. Maria Alice qual os conselhos para quem, como eu, tem gordura no fígado. Grata

    • Olá, Ivani
      A Nutricionista Maria Alice está de férias. Assim que ela retornar, passamos sua dúvida e enviamos a resposta para seu email.
      Obrigado pela participação no OBA Gastronomia e um abraço!

    • Fernanda disse:

      Eu tb gostaria de saber. Acabei comprando a gordura e não o óleo. Aproveitando… a gordura pode ser consumida como o óleo extra virgem? Pq com este eu colocava no café e usava para hidratação do cabelo e pele.
      Muito obrigada!

  10. Darli disse:

    Gostaria de saber também a diferença entre gordura e óleo de côco e benfícios e malefícios para nossa saúde. Estranhamente naõ encontro resposta para esta pergunta no google.

    • Olá, Darli
      Passaremos sua dúvida para nossa Nutricionista. Assim que ela responder, colocamos aqui e enviamos para seu email.
      Obrigado pela participação e um abraço!

    • Cínthia Andreis disse:

      Estou com a mesma dúvida, tentando pesquisar encontrei esse site e, mais uma vez, não obtive a resposta sobre a diferença entre o óleo de coco extra virgem e a gordura de coco.

      Já percebi na composição que a gordura de coco é composta por mais de um tipo de coco, tem pouquíssimo cheiro/sabor, além da notável a diferença de preço, a gordura custa metade do preço do óleo de coco extra virgem.

      Minha dúvida é: gordura de coco é tão saudável quanto o óleo de coco? Será que a nutri poderia esclarecer essa dúvida nos comentários, para ajudar mais pessoas que buscam a mesma informação?

      Desde já muito obrigada!

  11. Fátima disse:

    Qual a diferença de gordura de coco e gordura de palma?

  12. Priscila Morais disse:

    Também gostaria de saber qual é a diferença entre a gordura de coco e o óleo de coco extra virgem.

  13. Rosemari E. Assunção disse:

    Olá Também gostaria de saber qual dos dois é mais saudável o oleo de coco, ou gordura de coco? eu sempre uso a gordura.
    abraço

  14. jose martins disse:

    gostaria de info sobre gordura e oleo de coco virgem

  15. Angelica disse:

    Qual a diferença p saúde a Gordura de côco ou o óleo de côco na culinária…O que usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *