Guia Danusia Barbara 2011

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

O melhor do Rio de Janeiro.

Guia Danusia Barbara 2011 ganha edição comemorativa por seus 25 anos.

A autora escolheu pela primeira vez o Laguiole como Restaurante do Ano

Primeiro livro do gênero a ser editado no Brasil, em 1985, o Guia Danusia Barbara 2011 chega às prateleiras neste final de ano pela editora Bem-Te-Vi. A edição comemorativa de seus 25 anos será lançada no próximo dia 6 de dezembrosegunda-feira, às 19h, na Travessa do Leblon.

A credibilidade do guia é consequência da curiosidade e envolvimento pessoal de Danusia Barbara, que, a exemplo dos pioneiros do Gault & Millau, está sempre experimentando. A cada ano, a jornalista visita cerca de 700 restaurantes, bares, pousadas, bufês, botequins e delicatessens. Ela conta que, em seu dia-a-dia, entre uma degustação de vinho e comida kosher-nipônica, já teve que saborear pitaya (fruta de algumas espécies de cactus), chupar sapotis e comer pacovão (banana da terra da Amazônia).

Outro bom parâmetro para confirmar se a jornalista realmente conhece bem os lugares de que fala são suas escolhas como Chefs Revelação: Pablo Vidal, do Zazá, que tem apenas 22 anos, e Pedro Pêcego, do Cordato, de 28 anos.

Índice recente no guia é sua lista de chefs hors-concours, criada em 2008. Danusia coloca em um nível acima oschefs Christophe Lidy (Garcia e Rodrigues), Claude Troisgros (Olympe), Danio Braga (Locanda Della Mimosa), Roberta Sudbrack e Roland Villard (Le Pré Catelan), além de outros 16 nomes de peso no cenário gastronômico do Rio de Janeiro.

O interesse por gastronomia e vinhos é assunto recente nas mesas brasileiras. Há 25 anos, quando Danusia começou a fazer o guia, os temperos iam pouco além dos conservadores sal, alho, cebola e pimenta. Naquela época, não se sabia o que era flor de sal; azeite ficou importante (em alguns lugares, merece até carta exclusiva!) e não existiam selos de garantia para produtos orgânicos ou biológicos.

– Passamos por vários movimentos aqui e no mundo: nouvelle cuisinefusion, molecular… E agora aplaudimos até as comidas de botequim!, observa Danusia.

De fato, muita coisa mudou no cenário gastronômico, mas é indiscutível que um bom atendimento faz toda a diferença para o sucesso de um estabelecimento. Por isso, Danusia faz questão de destacar também o Maître do Ano (José Ribamar Aragão, do Empório Santa Fé, no Flamengo), Garçom do Ano (Vicente de Paula Faria, do Nordeste Carioca, em Jacarepaguá) e Chef de Bar do Ano (Luciula Martins, do Mr Lam, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas). Reflexo da nova paixão nacional, pela primeira vez dois sommeliers aparecem na lista: Luis Carlos de Souza, do Quadrifoglio, e Pedro Dias, do D’Amici.

Consultar o guia é fácil. Cada restaurante ou ponto gastronômico aparece primeiro em listas pelo tipo de cozinha ou na seção “A cozinha e o jeito de cada um” – por suas características especiais – e por sua localização geográfica. Depois, por ordem alfabética, com indicações de endereço, telefone, site, horário de funcionamento, estacionamento, cartões de crédito e comentários da autora.

É possível também conhecer a cotação que Danusia Barbara atribui a cada estabelecimento nos quesitos cozinha, serviço e ambiente. Ganham estrelas os restaurantes que somam 19 (uma estrela), 22 (duas estrelas), 24 (três estrelas), 27 (quatro estrelas), 27,5 (cinco estrelas) e 30 pontos (seis estrelas), sendo que para cada estrela é exigida uma nota mínima no item ‘cozinha’. Os preços aproximados das refeições são indicados por $$$ e também dá para saber em que listas o local aparece.

DANUSIA BARBARA, é jornalista e escritora, especializou-se em provar do bom e do melhor em todas as partes do mundo. Nascida em Copacabana, no Rio de Janeiro, já percorreu da Amazônia à Mianmar (antiga Birmânia), do Canadá ao Zimbábue, das Ilhas Maurício aos Estados Unidos, da América do Sul à Tailândia, do Oriente Médio à África, Ásia e quase toda Europa. Viaja perseguindo cheiros, gostos e contrastes culturais. Jantou e almoçou com os principais chefs mundiais (Paul Bocuse, Freddy Girardet, Pierre Troisgros, Joël Robuchon, Claude Peyrot, Georges Blanc, Francis Mallman, Daniel Bouloud, Alain Ducasse, entre outros).

Mestre em Poética pela UFRJ, estudou na Columbia University, New York, onde morou por um ano (em Manhattan). É atualmente colaboradora da Rádio CBN, FM 92,5. Presidiu inúmeros concursos gastronômicos, o mais recente sendo para a escolha do pão símbolo do Rio de Janeiro.  Além deste guia, Danusia escreveu outros 17 livros, tais como os da coleção “Aromas e Sabores da Boa Lembrança” sobre tomate, feijão, berinjela, porco, batata, arroz, crustáceos e outros.

SERVIÇO LANÇAMENTO:

“GUIA DANUSIA BARBARA 2011 – EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 25 ANOS”

AUTORA: DANUSIA BARBARA

EDITORA BEM-TE-VI – 367 PÁGINAS

DATA: 6 de dezembro, às 19h

LOCAL: Travessa do Leblon

ENDEREÇO: Shopping Leblon – 2º piso loja 205 A – Leblon – Rio de Janeiro

TELEFONE: (21) 3138-9600

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Últimos Posts Orlando Baumel (ver todos)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...