Guisar – Pato guisado

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Pato com cogumelos e cebolas.

Esta é uma receita marcante, uma feliz combinação de ingredientes, com sabor silvestre.

Pato, cebola e bacon. Ingredientes que casam à perfeição. Um prato com sabor de floresta, para ser feito lentamente, de preferência em uma panela de ferro e um dia frio.

Guisar é um processo de cocção semelhante ao Braseado. A diferença está que em guisados, os pedaços a serem preparados devem ser pequenos. Guisados aceitam outros ingredientes na composição. A quantidade de líquido é maior e este é sempre servido junto, sem coar.

INGREDIENTES (4 pessoas)

1,5 Kg de pato, em pedaços médios  (aproximadamente 8 pedaços)

100 g de cogumelos Paris, sem os cabinhos, cortados em 4 ou na metade (dependendo de seu tamanho)

60 g de bacon, em cubos de 1 cm

12 unidades de cebolas pérolas (pequenas, para conservas)

100 g de manteiga

600 ml de caldo de galinha caseiro

2 folhas de louro

30 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de salsa fresca picada

Sal  e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Coloque as cebolas e o bacon em uma panelinha pequena, cobertos com água. Leve ao fogo e deixe até ferver. Escorra e reserve.

Aqueça uma panela de fundo pesado (de preferência de ferro) e derreta metade da manteiga. Junte os pedaços de pato (temperados suavemente com sal e pimenta) e deixe fritar por 10 minutos (com a pele para baixo), até dourar. Com uma escumadeira, retire a carne e descarte o excesso de gordura da panela, deixando 1 colher de sopa.

Na mesma caçarola, coloque as cebolas, os cogumelos e o bacon.  Refogue por 3 minutos, mexendo sempre. Retire e reserve. Coloque o restante da manteiga e  a farinha na panela e aqueça, sem deixar ferver, raspando bem o fundo. Vá acrescentando o caldo, mexendo constantemente, levando à fervura até apurar.

Acrescente então os pedaços de carne, o louro e a mistura de cogumelos, bacon e cebolas. Tempere com sal e pimenta, tampe a panela e cozinhe até a carne amaciar. Polvilhe com a salsa picada.

Sirva acompanhado de arroz ou de  macarrão, como o Bavettine utilizado aqui.

Um prato fantástico, perfeito para um belo almoço de domingo em família.

Print Friendly

Posts Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...

2 Responses to Guisar – Pato guisado

  1. João Gabriel Margutti Amstalden

    Belissimo prato em chefe. Nunca comi pato, sou louco para experimentar. Acho que farei essa sua receita. Me corrija se eu estiver errado, mas o braseado geralmente é terminado no forno já o guisado, sempre no fogão. Isso faz diferença? Já li também que no guisado não se tampa a panela e no braseado sim.

    • Foto de perfil de Orlando Baumel
      Orlando Baumel

      O fato de terminar no forno ou não, não faz diferença. Tem gente que usa, mas eu não vejo necessidade (dependendo da receita, claro).
      Quanto a tampa fechada, o Braseado (por utilizar peças grandes) é quase sempre com a panela tampada. E pato é uma maravilha!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *