Macarrão caseiro

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Massa feita em casa!

dsc01809

Não há nada mais barato que fazer massa com ovos, e nada tão recompensador! Você levará menos de uma hora do início ao fim; pode planejar horários e criar massas com sabores e cores inusitados. Caso decida abrir à mão, não será exigido qualquer habilidade manual básica. Usando a máquina, também não precisará de habilidades mais avançadas. Aqui abro um  espaço para falar de um dos investimentos mais interessantes para se fazer em uma cozinha: uma máquina para macarrão! É uma daquelas coisas que, se você adquirir uma de boa qualidade, vai durar para sempre, ficar na família e te dar vários momentos de alegria! A minha é uma Atlas, da Marcato, italiana. Uma ótima máquina com um preço que não é  assustador!

dsc01802

O INÍCIO

Seja à mão ou à máquina, começamos incorporando ovos e farinha. Isso não é sovar, é combinar os ovos com a farinha necessária para produzir uma massa que não seja quebradiça, seca ou grudenta demais. A proporção que uso é de 3 ovos inteiros e 2 gemas para 400 g de farinha. Esta proporção pode variar, dependendo do grau de absorção dos ovos e da umidade em sua cozinha.  Em sua bancada, ponha a farinha fazendo uma cova no meio. Quebre os ovos dentro e mexa ligeiramente com um garfo, misturando até não estar mais líquido. Trabalhe agora com as mãos até obter uma mistura totalmente coesa. Estando um pouco úmida, junte mais um pouquinho de farinha. Vá trabalhando até que voce consiga apertar o polegar no centro dela e ele saia limpo. Neste ponto, enrole-a em papel filme e deixe descansar por um tempinho.

A  SOVA

A qualidade de seu macarrão vai depender de como a massa é sovada. Não leva muito tempo (10 minutos). Ponha a massa em uma superfície de trabalho (de preferência de madeira). Com os dedos dobrados, empurre-a para frente, usando a base do punho. Ficará com um formato alongado. Dobre ao meio, dê uma meia volta e vá repetindo a operação. Depos de 10 minutos está pronta para ser aberta.

ABRINDO E CORTANDO A MASSA

Vou explicar o método com o uso da máquina. Divida a massa em diversas partes. Abra o cilindro da máquina na posição mais larga. Achate uma das porções e passe-a pela máquina. Dobre a masa 2 vezes e passe de novo pela máquina. Repita o processo 2 ou 3 vezes. Em seguida ponha a tira em cima de um pano e repita o processo com as outras tiras. Depois de acabar todas as porções, feche a abertura da máquina em uma posição e repita tudo com suas tiras.

dsc01805

Continue afinando as tiras em sequência até atingir a espessura desejada. Deixe as tiras secarem um pouquinho, mas não demais, para evitar que grudem um no outro quando do corte. Agora, use o cortador mais largo da máquina para fazer Fettuccine e o mais estreito para Tonnarelli. À medida que as tiras forem saindo da máquina, vá colocando em uma bandeja enfarinhada.

dsc01808

Caso você não vá utilizar a massa imediatamente, deixe-a secar. Eu possuo um Tacapasta, também da Marcato, que nada mais é que varais onde você pendura os macarrões e deixa secar. Você pode improvisar um varal ou juntar diversos fios, montá-los em ninhos (tendo o cuidado de não encostar um ninho no outro), e colocá-los em cima de panos.

dsc01810

dsc01811

Depois de secos, guarde-os em uma lata. Não deixe em geladeira. Desta forma eles durarão semanas. E garanto, não existe macarrão melhor que o que VOCÊ fez!! Pode acreditar!!

O macarrão caseiro fresco tem uma validade curta, durando 3 dias em média em geladeira. 

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 3,00
Loading...Loading...