Orlando Baumel

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Bolinhos da Telinha – Papel Arroz.

O uso de papel arroz comestível está bastante difundido na confeitagem por ser uma solução rápida e prática, que permite inúmeras possibildades de reprodução de fotos e imagens com perfeição.

Apesar destas vantagens, o bolo ou cupcake confeitado com papel arroz é bem mais delicado do que o feito com pasta americana ou brigadeiro, pois o papel arroz deve ser coberto com gel de brilho para que não resseque e enrugue, danificando assim a qualidade do acabamento.

Cupcake coberto com Papel de Arroz – tema desenho animado Mecanimais

Você pode encomendar a folha de papel de arroz com vários tamanhos de corte; ela tem, geralmente, o tamanho de uma folha A4 (o tamanho-padrão das folhas de papel ofício) e pode ter diferentes recortes de acordo com sua função; para o uso em cupcakes o recomendado é o tamanho círculo de 5 cm, geralmente conhecido como tamanho de pirulito.


O papel-arroz é bastante frágil, devendo ser transportado com cuidado em uma pasta ou enrolado em canudo; tenha sempre muito cuidado para não amassar.

Passo-a-passo:

1) Recorte as figuras com cuidado; geralmente eu recorto grosseiramente, com tesoura normal e acerto depois com tesourinha de unha.


2) A cobertura do seu bolo deve ser pasta americana branca, para que a imagem possa sobressair sem problemas.

3) Após cobrir seu bolo ou cupcake com pasta americana, aplique, com o auxílio de uma espátula, uma fina camada de gel de brilho. Atenção: ela deve ficar bastante uniforme. Não coloque demais, ou a folha de papel arroz pode enrugar.

4) Aplique delicadamente a folha de papel arroz.


5) Com a ajuda da espátula, aplique e espalhe mais um pouco de gel de brilho sobre a folha de papel arroz já fixada ao cupcake. Você não deve tocar na folha, pois há o risco dela rasgar: apenas espalhe delicadamente o gel sobre ela, com cuidado para que ele não se espalhe por todo o cupcake. É preciso manter uma borda de pasta americana sem gel para fazer o acabamento


6) O papel arroz exige um acabamento em seu contorno: você pode usar saco de confeitar com glacê real e bico pitanga, confeitos, jujubas ou pasta americana em bolinhas.


7) Muita atenção no transporte e manuseio; por ser coberto com gel, este cupcake é extremamente delicado e, preferencialmente, deve ser servido para consumo imediato; caso ele seja a lembrancinha da festa, providencie que ele seja entregue dentro de uma caixinha de acetato.

E se você quiser saber mais sobre cupcakes, que tal um curso avançado?

img2_curso_tudodecake

Posts Relacionados