Porco Paraguaio

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

O “Porco Pizza”

DSC04122

Hoje o Oba apresenta um prato no mínimo inusitado.

Este sábado fui convidado para uma confraternização de um grupo de amigos intitulado “Os Comedores“, título dado em função de todas as sextas-feiras irem em um restaurante diferente. Nesta brincadeira, já visitaram mais de 150 restaurantes aqui de Curitiba.

O cardápio oferecido foi o “Porco Paraguaio” ou “Porco Pizza“, como alguns chamaram. Sabia que se tratava de um porco recheado, mas não imaginava o conteúdo do recheio. E ficava imaginando a razão do termo “Porco Pizza“.

Chegando à chácara, fui conhecer o processo do preparo. Na realidade, era um javali desossado e aberto, que repousava na grelha com um dourado de encher os olhos. Quando chegou o momento da finalização, fui entender o termo Pizza.

Javali Preparo

1 – O porco (ou no caso javali)  desossado é temperado com salmoura e deixado em cima de papel alumínio, com o couro para cima, até dourar.

2 – Então ele é virado para outra grelha, desta vez com o couro para baixo e sem o alumínio.

3 – A grelha é retornada ao fogo.

4 – O javali é coberto por um mistura de queijo, presunto, tomate, milho, ervilhas, azeitonas, palmito, cebola e orégano (impossível não ligar esta cobertura à pizza).Por cima disto tudo, é colocado aipim cozido.

O javali fica no fogo até pururucar e o queijo do recheio derreter. Então ele é servido, abundantemente servido (basta ver meu prato).

Javali prato

O termo “Porco Pizza” foi incorporado ao prato graças à este recheio, como me explicou o Clécio e o Oswaldo, responsáveis pelo preparo.

Difícil explicar a delícia que ficou. A carne assada no ponto exato, o pururuca estalando na boca e o recheio derretendo junto…indescritível. Substituir porco por javali foi uma ótima idéia. A carne do javali é suave, mais magra e mais digestiva.

Detalhe que além do javali, ainda tinha um costela feita em fogo de chão, derretendo de tão macia.

Quando cheguei em casa fui fazer uma pesquisa pelo Porco Paraguaio. O que encontrei difere um pouco do que comi. Mas com certeza, o que comi é muito mais saboroso. Para saber um pouco mais sobre Porco Paraguaio, clique AQUI.

Muito obrigado aos “Comedores” pela oportunidade e parabéns ao Clécio e Oswaldo pelo empenho e dedicação em servir um prato tão gostoso e inusitado.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...