Quirerinha Lapeana

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Domingo de almoço tropeiro por aqui. O prato da vez foi a Quirerinha Lapeana. Desta vez com dois tipos de costelinha: fresca e defumada.

Quirera, o milho quebrado, era um ingrediente típico dos tropeiros que passavam pela cidade da Lapa, distante 60 Km de Curitiba. Quando cozido, toma a aparência de um mingau.  As carnes mais usadas pelos tropeiros eram as salgadas e defumadas, tanto pelo sabor como pela maior conservação. A costelinha defumada virou acompanhamento típico da quirera, sendo até hoje a combinação mais preparada. Eu optei por uma mistura da defumada com a fresca.

A quirerinha alcançou uma posição de destaque na gastronomia interiorana do Paraná. Cozida em caldo caseiro, em panela de ferro (se possível), foi tomando o gosto dos paranaenses e hoje chega a brilhar em cardápios de restaurantes mais refinadas.

É um prato único, aceitando uma salada, no máximo. Um prato que traz até a mesa toda uma história dos tempos que o Paraná era desbravado pelos tropeiros.

Quirerinha Lapeana

Por 31 de julho de 2012

Ingredientes

Instruções

Deixe a costelinha defumada de molho em água de um dia para o outro.

Aqueça uma panela funda (de preferência de ferro), coloque o óleo e refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Junte as carnes e deixe fritar até tomar cor.

Coloque o caldo de galinha e cozinhe por 1 hora (ou até as carnes amolecerem). Retire e reserve. Adicione a quirera (lavada) ao caldo da panela e cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre. Tempere com o sal e a pimenta. Ponha a manjerona e verifique o ponto. A quirera deve estar al dente e úmida.

Para finalizar, volte as carnes, coloque o cheiro-verde e deixa aquecer. Sirva bem quente.

Print Friendly

Quirerinha Lapeana é um prato delicioso. De preparo fácil, uma excelente opção para um almoço em um dia mais frio.

 

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...