Comidas de Bento.

A Chef Claudia Habas relembra uma passagem engraçada em Bento Gonçalves.

Na semana que fiquei lá, para a Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados,  as mercadorias iam chegando aos poucos. Na quarta feira, às 11 e 30 da noite, a Claudia me chamou na cozinha, apavorada. Tinha chegado nosso pedido de alho-poró e cogumelos.

Juro para vocês: parecia que todos o alho-poró do mundo estava na nossa frente, acompanhado de todos os cogumelos Paris, Shitake e Shimeji do mesmo mundo. Não restava muito a fazer, a não ser rir. E foi o que fizemos: rimos da quantidade absurda que estávamos vendo. Com certeza, algum engano tinha havido, mas estava feito.

Falei para a Claudia que  não era motivo de desespero, usaria o que sobrasse nos eventos posteriores à Noite de Gala. E foi o que aconteceu. A semana seguinte, o Dallonder foi palco de um festival de receitas com alho-poró e cogumelos, que irão começar a aparecer por aqui, como este risoto fantástico feito por esta minha querida amiga. Vai como recebi, com as palavras da Claudia.

Lembrando de uma pessoa muito especial, que gosta muito de Queijo Feta e adora alho-poró (rsrsrsrrssr) , pensei em fazer algo com este ingrediente. Para minha surpresa,  ficou maravilhoso. Uma combinação perfeita do Feta com o alho-poró confitado.

Este risoto foi servido em um jantar no Hotel Dall’onder e foi muito apreciado.

RISOTO DE ALHO-PORÓ CONFITADO E QUEIJO FETA

Ingredientes                  (2 pessoas)

– 2 alhos-porós (só a parte branca) em fatias bem finas

– 1 copo de vinho tinto

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 1/2 cebola picada

– 1 colher de óleo

– 1 xícara  de arroz Arbóreo (ou outro próprio para risoto)

– 30 ml de vinho branco seco

– 2 xícaras de caldo de ave

– 100 g de Queijo Feta em cubos

– 100 g de creme de leite fresco

– 1 colher de manteiga

MODO DE PREPARAR

Coloque o alho-poró  em uma panela funda com o vinho tinto e a colher de açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo até eliminar todo o vinho. Reserve.

Em uma panela, refoque a cebola picada no óleo.  Acrescente o arroz ,o vinho branco e deixe refogar por alguns minutos, mexendo sempre.

Acrescente o caldo de aves aos poucos (não deixando secar), mexendo sempre até o arroz ficar “al dente“. Junte o creme de leite. Deixe cozinhar mais um pouco, até o risoto ficar cremoso.

Acrescente os cubos de Feta, a manteiga e por último o alho-poró confitado. Sirva em seguida.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.