Fruta nova vai na Caipira.

Tenho um costume: qualquer fruta que nunca comi, provo em uma caipirinha antes.

Desde que a fruta propicie isto, claro. Foi assim com  a seriguela. Deliciosa, mas meio mas meio “amarrenta”. Nunca tinha visto uma de perto. Na caipirinha, comportou-se bem.

Seriguelaciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil.

É uma drupa elipsoidal de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rica emcarboidratos, cálcio, fósforo e ferro. A ciriguela possui, ainda, vitaminas A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.

Fonte: Wikipedia

Aqui, virou uma caipirinha que ficou deliciosa. Cachaça bacana, açúcar, seriguela e gelo. Bom demais!

Este post vai para minha mais que querida amiga Vivi. A dona do pé de Seriguela mais lindo do Ceará!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.